LANÇAMENTOS

segunda-feira, 29 de março de 2010

POR QUE INVESTIR EM IMÓVEIS NO BRASIL?

Atualmente o mercado imobiliário brasileiro apresenta-se muito atrativo, ainda que alguns países ainda tenham com alguns resquícios da última recessão econômica. Tanto os investidores estrangeiros quanto os investidores locais consideram o Brasil um dos países mais seguros e atraentes para investimentos em imóveis. Especialmente depois da constatação de que o Brasil está mais preparado para enfrentar crises externas e sofre seus efeitos em menores proporções, se comparado a outros países.

Aplicar em imóveis é uma forma segura de preservar seu dinheiro. O investimento sob a forma de tijolo e cimento é a alternativa mais clássica para proteger seu dinheiro da inflação e das turbulências econômicas.

Existem duas fontes de renda para o proprietário de um imóvel. A primeira dela é o ganho com os aluguéis. Nas principais cidades brasileiras, como São Paulo, o valor do aluguel em relação ao preço do imóvel gira em torno 0,7%. Claro que os imóveis menores, bem localizados e em bom estado de conservação podem render aluguéis maiores no final do mês. Alguns deles podem chegar a 2%.

Por sua vez, a segunda fonte de ganhos no mercado imobiliário é a valorização das propriedades. De acordo com especialistas da área, a performance do mercado imobiliário deve melhorar nos próximos anos. Com a queda dos juros, a tendência é que a economia continue em crescimento e mais pessoas tenham a possibilidade de adquirir a casa própria.

Nesse sentido, o que aumenta é o preço das propriedades. Os proprietários ganham com a valorização das mesmas. Outro efeito da redução dos juros é que o dinheiro fica mais barato. As famílias passam a pagar taxas menores nos financiamentos imobiliários, o que ajuda a aumentar o volume de crédito concedido pelos bancos. Mais gente comprando no mercado significa aumento de preços das unidades imobiliárias
 
Razões para investir no mercado imobiliário brasileiro:

* O Brasil possui a maior economia na América Latina, e a sexta maior do mundo, segundo dados do Banco Mundial. O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro representa aproximadamente 35% do PIB de toda a América Latina.

* O Brasil possui a quinta maior população do mundo (segundo previsões, deve ultrapassar 201 milhões de habitantes em 2015).

* Os imóveis brasileiros ainda estão baratos, se comparados aos preços internacionais, e possuem alto potencial de valorização do investimento.

* O mercado possui uma grande demanda represada que, através do crescimento da renda da população, deverá manter aquecido o mercado imobiliário nos próximos anos (atualmente o déficit habitacional é de aproximadamente 8 milhões de moradias).

* O Governo brasileiro está investindo dezenas de bilhões de reais para estimular o crescimento econômico do país, incluindo investimentos em novas estradas e ferrovias, assim como obras de infra-estrutura.

* Aumento nos lançamentos de novos imóveis nos últimos anos, e previsão de crescimento nos próximos anos.

(fontes: ancora contruções, plane imóveis, IGV)

Nenhum comentário: